January « 2008 « Animatronic

Animatronic

January 31, 2008

Persépolis

Filed under: Cinema — Jota @ 5:17 pm

Baseado nas história em quadrinhos da autora Marjane Satrapi. Persópolis é um longa em animação que está concorrendo ao Oscar 2008. Pelo que vi, é um forte concorrente para ganhar a estatueta, pois foge dos clichês Hollywoodianos e tãopouco os grandes efeitos de ultima geração. Persépolis aposta numa história envolvente com uma estética simples e agradável. Pra que complicar ?

A autora Marjane Satrapi

Se vc se interessou por Persópolis, pode comprar a coleção HQ completa aqui.

Segue abaixo o artigo publicado no site G1:

Divulgação

“Persépolis” é uma história simples contada de forma simples. Como nos quadrinhos de Marjane Satrapi, em que é baseado, o filme dirigido pela própria Satrapi e Vincent Paronnaud consiste essencialmente de uma série de desenhos em preto e branco, grossas linhas negras preenchidas por nuances de cinza.
Em cartaz nos Estados Unidos a partir desta semana, a animação narra as crônicas de uma adolescente durante tempos difíceis. A trama se desenvolve com tanta graça, inteligência e charme que você quase esquece dos aspectos extraordinários de sua execução. No Brasil, a estréia é prevista para 15 de fevereiro.
Nesta era governada pela Pixar e por “Shrek”, é bom lembrar que as raízes da animação não estão numa técnica em particular, mas sim no impulso de dar vida a imagens estáticas. Mesmo com seu visual despretensioso, “Persépolis” é caloroso e surpreendente, com humor vivo e espírito independente. Seu retrato estilizado do mundo –- especialmente das ruas e prédios de Teerã e Viena –- transforma geografia em poesia.

Dos quadrinhos para as telas

Se “Persépolis” fosse baseado numa narrativa convencional em vez de uma história em quadrinhos, as memórias de juventude de Satrapi no Irã pré e pós revolucionário não seriam tão emocionantes e maravilhosas. Da mesma forma, se a adaptação cinematográfica fosse atuada de forma convencional, ela seria inevitavelmente menos mágica e real.

Divulgação

Divulgação

A pequena Marjane e sua avó, em cena da animação “Persépolis” (Foto: Divulgação)

As três personagens principais são dubladas por grandes atrizes francesas: Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve e Danielle Darrieux, que dão voz à jovem Marjane, sua mãe e sua avó. Deneuve é mãe de Mastroianni na vida real, e Darrieux interpretou a mãe de Deneuve no cinema há 40 anos, em “Le demoiselles de Rochefort”.
A avó vivida por Darrieux é a âncora matriarcal de “Persépolis”, fonte de humor e orientação moral para a pequena Marjane e também a encarnação do feminismo contido no filme. Como sua avó, Marjane é naturalmente rebelde. Para ela, a liberdade é um direito, por isso, desafia o mundo.
Entretanto, o mundo reage. Marjane cresce em uma família de intelectuais de esquerda que sofrem primeiro sob a ditadura, depois, sob a vitória dos revolucionários islâmicos. Essa história política, que inclui guerra, tortura e assassinato, é passada na tela com economia e inteligência impressionantes. As barbas dos religiosos são como buracos negros na tela, sugando toda a luz.

Divulgação

Divulgação

“Persépolis” entra em cartaz no Brasil em 15 de fevereiro (Foto: Divulgação)

Sem heroísmo

Contra a força da intolerância e da superstição, Marjane segue os passos de sua avó e assume uma postura combativa. Apesar de sua auto-confiança, Satrapi não se mostra de forma heróica. As dimensões políticas de sua história são tão claras ou simples quanto seu estilo visual, mas “Persépolis” revela mais por meio de sentimentos do que de palavras e apóia seus argumentos nas incertezas da adolescência.
Temendo por sua segurança durante um período de guerra e repressão política, os pais de Marjane a mandam para a Áustria, e a alienação que ela experimenta lá é o contraponto da ansiedade vivida em Teerã. Na Áustria, ela se perde nos prazeres do punk rock e da cultura alternativa, mas se decepciona quando encara o niilismo europeu. É em Viena que seu problema se torna claro, um dilema que não é só seu. Ou ela vive longe de casa com um pouco de liberdade, ou volta para casa mas deve abrir mão de sua individualidade.
“Persépolis” dramatiza esse dilema sem forçar uma solução fácil ou sentimental. Enquanto sua jovem personagem se entrega à depressão, a autora e diretora Satrapi evita sentir pena de si própria.
O clima do filme é freqüentemente sombrio, mas também chama a atenção por seu encantamento e ousadia. É a expressão perfeita da resistência artística aos poderosos e opressores, que insistem que o mundo só pode ser visto em preto e branco.

January 30, 2008

Usavich.TV

Filed under: Animação — Jota @ 10:23 pm

Por falha no servidor este Artigo está faltando. Logo publicarei novamente.

ColourLovers

Filed under: Divulgação — Jota @ 12:45 pm

Por acaso encontrei o site COLOURlovers e achei a proposta muito interessante. Sem dúvida é uma ferramenta útil para designers, arquitetos e como o próprio nome diz os “Amantes das Cores”

January 29, 2008

31 days of Oscar

Filed under: Animação — Jota @ 12:30 pm

Não pude resistir em publicar e compartilhar o trabalho do pessoal do estúdio Fresh Paint. Uma verdadeira obra de arte coreografada com imagens de filmes famosos e animação. Chuva, fumaça, ondas, explosões, etc. A iluminação e o cenário 3d muda de acordo com cada cena integrando totalmente – Puro conceito. O filme tem a duração de 2 minutos e foi produzido em apenas 4 semanas!!

Veja e baixe aqui o spot! http://freshpaint.tv/TCM_web/

January 25, 2008

Como comer Sushi

Filed under: Divulgação — Jota @ 4:38 pm

Dica de etiqueta para comer Sushi.

Pra você que sempre quis saber e teve vergonha de pedir pra alguem lhe explicar este video mostra a arte de se apreciar o sushi do jeito tradicional japones.

Color Inspiration: Sushi

January 21, 2008

BlogDesign

Filed under: MotionDesign — Jota @ 5:23 pm

Fazendo pesquisas sobre Blogs encontrei excelentes referências.

N.Design Studio

BestWebGalley

Web Design Wall

Links de Temas para WordPress

http://www.justskins.com/

January 19, 2008

Hot Maya Scripts

Filed under: Hot3d — Jota @ 11:42 am

Aí galera, aqui vou publicar uma série de bons scripts para maya.

* Esta lista estará em constante expansão.

Active Smooth Poly

Maya Clipboard

Snap Rebuild

Spansampler

Rig-o-matic

Pelting Tools 

Comercial Reciclado

Filed under: Propaganda — Jota @ 11:23 am

Comercial sobre economia de energia é um filme ‘reciclado’

A inglesa EDF Energy operadora de energia, veicula em janeiro de 2008 o comercial sobre economia de energia que é produzido a partir de uma colagem de trechos de outros filmes incluindo um discurso de JF Kennedy. Criada pela Euro RSCG, a peça é apresentada como um ‘comercial reciclado’. A trilha sonora é uma adaptação de ‘It’s Not Easy Being Green’. Fonte http://www.ive.org.br

January 17, 2008

Discautol – SOMA Comunica

Filed under: Propaganda — Jota @ 2:34 pm

Gostaria de agradecer o apoio que toda a equipe da ag

January 14, 2008

Motionographer

Filed under: MotionDesign — Jota @ 12:56 pm

Para Motiondesigners o site Motiongrapher oferece notícias e trabalhos relacionados a área de design e motion.

Excelente dica!

http://motionographer.com/

January 11, 2008

DanielPernikoff

Filed under: MotionDesign — Jota @ 1:36 pm

Conheça os trabalhos do designer DanielPernikoff

danielpernikoff.com

January 8, 2008

Recomenda

Filed under: Animação — Jota @ 10:38 pm

Confesso que estou um pouco atrasado em rela

Powered by WordPress